top of page

Projeto Bruno Vieira futuro jornalista

  • Foto do escritor: O PAPO
    O PAPO
  • 4 de mai. de 2021
  • 3 min de leitura

Batalha contra a Covid: JH mostra o esforço dos profissionais da saúde que perderam familiares.

Médicos e enfermeiros falam como é combater a doença nos hospitais e no tratamento de amigos e familiares. 'Como médico infectologista eu acho que eu fiz absolutamente tudo o que poderia fazer pra que não tivesse esse desfecho', desabafa Jamal Suleiman.

Por Jornal Hoje G1



Batalha contra a Covid: JH mostra o esforço dos profissionais da saúde que perderam familiares


Os profissionais de saúde têm sido heróis no combate à Covid-19. Eles travam uma batalha contra a doença nos hospitais e dentro de casa. E o Jornal Hoje conversou com médicos e enfermeiros, que trataram e perderam pessoas próximas para o novo coronavírus, e tiveram que seguir firmes no trabalho mesmo com as perdas tão doloridas.

"Se eu começar a chorar, se eu começar a ficar triste, eu vou perder o meu equilíbrio e vou deixar de cuidar das pessoas direito e eu tenho que focar no tratamento dele. Então naquele momento eu escolhi ser médica e eu fui até o fim". Esse é o relato da Claudia Moschen Antunes, médica intensivista, que perdeu o pai.



Ela mal teve tempo de lidar com o resultado do exame. A doença piorou rápido e o Vitor, de 75 anos, foi para a UTI. A própria filha intubou o pai. "Eu estava lá, estava de plantão na UTI. Eu entubei ele com a certeza de que ele ia melhorar. Então assim, eu só vi que meu pai não ia voltar só nos últimos dias que eu vi que realmente ele estava se preparando para partir", conta.

Cleide Aparecida Guerra é enfermeira, cuidou do irmão com Covid-19 e perdeu diversos colegas de trabalho. Ela se apega na fé.



"Vai vindo uma força. Você fala: Meu Deus, de onde vem essa força? De onde vem essa força de você vir todo dia trabalhar, ativa, esperta, você não sabe o que vai chegar pra você, mas o que chegar você cuida. Mas de onde vem? Deus!".


O médico emergencista Jorge Saucedo Coleman perdeu o irmão. "Meu irmão praticamente já estava estava morto. Saturando 22. Caí de joelho e comecei a orar a Deus, a suplicar. E naquele momento um milagre aconteceu: meu irmão voltou". Mas, uma semana depois, Anders, o caçula da família, não sobreviveu.

A reumatologista Maria Luiza Negrisolli cuidou e perdeu o pai, Davi. Foram 30 dias de sofrimento desde que soube que ele estava com Covid.



"Amigos, né, nos falam assim: 'Maria Luiza agora é o momento de você ser filha, agora é o momento de se afastar disso, nós vamos cuidar'. Mas eu vou estar mentindo se eu falar que eu consegui fazer essa dissociação entre ser filha e médica, né? Realmente o nosso cérebro não desliga, do que você poderia estar fazendo, do que você não fez, então forma momentos de muita angústia", desabafa.

Jamal Suleiman, infectologista, perdeu o irmão e a cunhada. O médico, que é referência no tratamento da Covid, não conseguiu se despedir do irmão Zakaria, que morava em Campo Grande (MS). "Ele foi sepultado na terça. Minha cunhada morreu 48 horas antes dele. Ela morreu sem saber que ele tinha sido internado e ele morreu sem saber que ela tinha morrido".



"Como médico infectologista eu acho que eu fiz absolutamente tudo o que poderia fazer pra que não tivesse esse desfecho", desabafa Jamal Suleiman.

Plataformas digitais de informações diária:

Instagram: Bruno_vieira_futuro_jornalista

Facebook: Bruno Vieira futuro jornalista

Twitter: Bruno Vieira futuro jornalista

Revista digital: Projeto Bruno Vieira futuro jornalista

Podcast: Projeto Bruno Vieira futuro jornalista 90 segundos

YouTube: Projeto Bruno Vieira futuro jornalista oficial

Site blog: www.Bruno Vieira futuro jornalista.com.br

YouTube vídeo: https://youtu.be/Kcqs63KuQqM

Projeto Bruno Vieira futuro jornalista

Notícias do Brasil e do mundo. Notícias atualizadas 24 horas informação de ponta a ponta.




 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


Post: Blog2_Post
  • Twitter
  • LinkedIn
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook

©2020 por WWW. Bruno Vieira futuro jornalista. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page