Projeto Bruno Vieira Futuro Jornalista
- O PAPO
- 18 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Ciclone ou tempestade? O que é o Yakecan, fenômeno que pode levar neve e ventos de 110km/h ao RS Marinha reclassificou o sistema de baixa pressão que atinge o litoral gaúcho. Nesta terça (17), cidades marcaram temperaturas próximas a 0ºC, com sensação térmica negativa.
Por g1

Um fenômeno que chega ao Rio Grande do Sul nesta terça-feira (17) pode causar tanto neve, na Serra, como carregar ventos de 110 km/h no litoral Norte e Sul do estado. O Yakecan foi reclassificado de ciclone para tempestade, ou seja, subiu de categoria.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Ele começa a atingir o estado pelo Sul, especialmente em Rio Grande, e sobe pelo litoral até o sul de Santa Catarina.
Marinha, Defesa Civil estadual, universidades e prefeituras realizam ações para se prevenirem dos possíveis estragos causados pelo sistema. Veja abaixo como fica a previsão do tempo no Sul do país.
Veja abaixo o que é o fenômeno Yakecan
O que significa Yakecan?
A expressão Yakecan significa "o som do céu" em tupi-guarani. A nomenclatura foi oficialmente estabelecida por meio do aviso especial nº 356, publicado no site do Centro de Hidrografia da Marinha.
Chuva congelada em Cambará do Sul — Foto: Marco Matos/RBS TV

LEIA MAIS
São José dos Ausentes tem primeiro registro de neve no RS em 2022; veja vídeo
Serviços afetados e orientações das autoridades
Aulas presenciais suspensas no estado
Ciclone ou tempestade?
Em formação ao longo do dia, o ciclone subtropical já foi reclassificado como tempestade subtropical.
VEJA a previsão do tempo para vários partes do país
Segundo a meteorologista Carine Gama, do Climatempo, ciclone é o nome que se dá aos sistemas de baixa pressão atmosférica onde o ar se movimenta no sentido horário, no hemisfério Sul, e no sentido anti-horário no hemisfério Norte.

Comments