Projeto Bruno Vieira futuro jornalista
- O PAPO
- 11 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Regras no dia da eleição

Segundo o TSE, são pouco mais de dois milhões de mesários e funcionários de apoio no 1º turno das eleições. O órgão solicitou aos Tribunais Regionais Eleitorais que não sejam convocados mesários com mais de 60 anos. Além dessa recomendação, outras foram definidas Justiça Eleitoral:
Número mínimo de máscaras
A Justiça Eleitoral deve fornecer máscaras de proteção facial em quantidade suficiente para que sejam substituídas a cada 4 horas. Também deverão ser entregues as viseiras plásticas.
Higienização
Fornecer álcool 70% para higienização das superfícies, como mesas e cadeiras, de objetos, como canetas, na seção eleitoral. Segundo o TSE, as urnas eletrônicas não serão higienizadas para evitar danos aos aparelhos. Técnicos do próprio tribunal ficarão responsáveis pela tarefa.
Outras recomendações do TSE
A Justiça Eleitoral definiu ainda que eleitores e mesários que tiveram febre nos 14 dias anteriores ao dia da votação ou que testaram positivo para covid-19 no mesmo período permaneçam em casa.
No caso do eleitor, a justificativa para ausência do voto poderá ser feita no aplicativo e-Título, disponível para celulares e tablets com sistemas operacionais iOS ou Android, sem sair de casa. A determinação visa a redução do fluxo de pessoas nos locais de votação.
Excepcionalmente, o eleitor que não tiver acesso a smartphone e internet poderá justificar em qualquer seção eleitoral. O Código Eleitoral prevê multa de três a dez por cento sobre o salário mínimo da região para ausências injustificadas.
Nos locais de votação também ficou proibido a ingestão de alimentos, bebidas ou fazer qualquer atividade que exija a retirada da máscara de proteção facial. O TSE também pede que eleitores evitem levar acompanhantes, como crianças e idosos.
“O cuidado com a saúde é muito importante. E o direito de votar e ajudar a escolher o rumo da sua cidade pelos próximos quatro anos vem logo em seguida. Convocamos os eleitores a participar desse momento relevante para a democracia com muita responsabilidade, tomando todos os cuidados sanitários indicados”, afirmou Barroso.
Link para matéria: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2020/09/09/Quais-os-protocolos-para-a-elei%C3%A7%C3%A3o-em-meio-%C3%A0-pandemia
© 2020 | Todos os direitos deste material são reservados ao NEXO JORNAL LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.
Comments